Melasma - Clareie e controle esta mancha difícil

Manchas no rosto que abalam a autoestima

MELASMA é um tipo de mancha que ocorre na pele do rosto, e devido a esta localização causam grande constrangimento as pessoas que tem. O melasma costuma ser persistente e tende a escurecer, ou seja, piora com a exposição da pele à luz do sol e com o tempo, diminui a autoconfiança e autoestima destas pessoas.

Os locais de distribuição invariavelmente são testa, dorso de nariz, malares (“maçã” do rosto), buço e queixo. A variação do tom do melasma vai da cor de “mel” até castanho muito escuro.

Entre as manchas de pele, a característica do melasma é a disfunção crônica da pigmentação da pele, ou seja, até o momento ainda não há uma cura definitiva. O que se pode oferecer é um tratamento que consiga clarear e controlar as manchas para que não escureça e que não cause mais danos a pele, assim recuperar a autoconfiança e autoestima destas pessoas.

Características do melasma

Os pacientes com antecedentes familiares de primeiro ou segundo grau que tem melasma tem uma predisposição genética para o surgimento de manchas. Alguns melanócitos (células que produz melanina- pigmento que dá cor à pele) são mais sensíveis ao hormônio estrogênio (hormônio feminino) e modifica a produção de melanina. Entretanto os pacientes com melasma não nasceram com manchas no rosto, mas em um determinado momento do período fértil da vida, houve uma ativação da disfunção da melanina.

O aparecimento do melasma também pode ser desencadeado por alguma agressão a pele.

Fatores desencadeantes como:

  • Intensa ou prolongada exposição solar, sem uso de fotoprotetor;
  • Variações hormonais:
    • Uso de hormônios orais, injetáveis ou intrauterino;
    • Gravidez;
    • Desregulação da tireóide.
  • Agressões diretas na pele que causam inflamações, como:
    • Uso de ácidos por período prolongado, ou muito concentrado;
    • Alguns tipos de peelings;
    • Dermoabrasões,
    • Laser ablativo.

Tratamento

O controle e clareamento da produção de melanina não é capaz de curar definitivamente a mancha. Compreender os fatores desencadeantes é o caminho mais sábio para combater os danos e evitar que se agravem com mais escurecimento.

Mudar alguns hábitos como usar protetor solar com maior frequência, usar regularmente clareadores próprios para o melasma é essencial para um tratamento satisfatório.

O maior desafio de se tratar o melasma é mudar hábitos, pois requer disciplina. O resultado final estará na melhor forma de controle da mancha com cuidados no dia a dia.

Proteção solar é fundamental

O uso de protetor solar é fundamental e recomendamos a reaplicação a cada 3 horas.

Lembramos que mesmo em ambiente fechados, a luz ultravioleta é capaz de chegar até a pele. Algumas lâmpadas também são fontes de raios ultravioleta, por isso o uso de protetor solar em ambientes fechados também é uma regra importante para quem tem melasma.

O melasma é uma mancha muito sensível à radiação ultravioleta, e mesmo quando se alcança um clareamento completo, uma pequena exposição pode levar a um revés parcial ou completo da mancha. Nenhum tratamento será favorável com a exposição a luz ultravioleta. Por esta razão, o hábito e o rigor com o uso de fotoprotetores solares é fundamental.

Observação

Na internet há inúmeras e variadas opções de tratamentos. As opções oferecidas são sugestões ou opniões em troca de audiência, que vão desde tratamentos caseiros sem comprovação a procedimentos estéticos de risco.

Não abra mão da segurança, busque por profissional médico.

* A Clínica Fundamental declara não ter nenhum interesse ou conflito de interesse na citação do nome comercial do produto, assim como não tem nenhuma associação comercial com nenhuma empresa farmacêutica, ou marca comercial de produto. A menção do produto deve-se exclusivamente por ser as marcas comerciais conhecidas com a substância ativa até o momento desta matéria.

Envie-nos uma mensagem para mais informações

Horários de Funcionamento

Segunda à Sexta-Feira
08:30 - 19:30

Fundamental Medicina SS Ltda
CNPJ 14.213.034/0001-79
Responsável Técnico Médico: Dr. Luís Henrique Mihara - CRM-SP 100.394