Toxina botulínica - Olhar descansado e mais jovial com menos rugas

A toxina botulínica devolve jovialidade e leveza à expressão do rosto.

A toxina botulinica tipo A é a substância mais conhecida nos procedimentos estéticos.

Várias marcas de toxina botulínica estão presentes no mercado brasileiro*.

Pode ser aplicado em vários pontos do rosto e são indicados para tratar de rugas dinâmicas, ou seja, onde há interferência de algum movimento.

Toxina Botulínica tipo A é uma substância que quando injetada diretamente no músculo, paralisa-o temporariamente, dando ao rosto aspecto de jovialidade, sem as marcas de expressão, rugas ou franzimento excessivo.

A partir de quando a toxina botulínica é indicada

A partir dos trinta anos de idade ou em alguns casos até mesmo alguns anos antes. A aplicação precoce tem indicação de caráter educativo, pois faz com que alguns hábitos de fazer caretas ou excesso de expressão sejam corrigidos e assim evite que formem vincos na pele.

Aplicação personalizada

É realizado um planejamento dos pontos de aplicação. Estes pontos vão determinar o resultado. Por esta razão, o médico abre um diálogo com o paciente, para que opine no momento do planejamento, mas sempre balizada pelo olhar técnico do médico.

A aplicação 

É realizado higienização e anti-sepsia na pele que precede cada puntura. A aplicação é feita com seringa e agulha, ou seja, algumas picadas serão realizadas no local de tratamento, um desconforto suportável por alguns minutos.

O resultado inicia-se por volta do terceiro dia, com o enfraquecimento do músculo. Mas somente em torno do décimo dia é que se consegue obter o aspecto final do procedimento.

Indicação de aplicação

Terço superior do rosto

1. Testa: quando tratada com a toxina botulínica, diminui movimento de elevação de sobrancelhas e reduz linhas horizontais que dá aspecto de envelhecimento ao rosto. Utilizando técnica certa, harmoniza o rosto arqueando sobrancelhas.

2. Glabela: área localizada entre as sobrancelhas. Marcas de expressão neste local dão aspecto de preocupado, ou impressão de bravo, severo. A suavização desta área dá bastante leveza ao semblante.

3. Linhas nas laterais dos olhos, os “pés de galinha”: Linhas que acentuam quando sorri, com o tempo começam a vincar e as linhas que ora são temporárias, podem começar a ficar permanentes. São rugas importantes que expressam envelhecimento ao rosto.

Quando aplicado corretamente, não compromete o sorriso, mas se for aplicado de forma imprecisa, faz o sorriso ficar artificial, travado e desarmônico.

4. Arqueamento das sobrancelhas: Efeito de feminilização e empoderamento. O supercilio caído dá impressão de olhos entristecidos.

Considerado pontos avançados de aplicação por ter grande risco na aplicação. Pode ser personalizado em vários pontos, o aspecto do olhar pode ser favorecido, dependendo em que ponto é aplicado e dependendo de limitações anatômicas do paciente. Para a mulher traz olhar altivo e feminino.  Para o rosto masculino pode não ficar harmonioso, por este motivo, não é indicado. 

Terço médio do rosto

1. Elevador de lábio superior e asa nasal: Quando aplicado harmoniza o sorriso em dois aspectos: Corrige sorriso gengival e nariz que aponta para baixo. É um ponto fundamental no tratamento de rinomodelação.

2. Linhas no nariz, as conhecidas "bunny lines" rugas de coelhinho: As rugas no dorso do nariz também podem ser reduzidas.

Terço inferior do rosto

1. Código de barras: É possível atenuar linhas ao redor dos lábios com a aplicação da toxina botulínica. Alguns movimentos dos lábios podem ser comprometidos para este efeito. Converse com o médico sobre as alternativas para este tratamento.

2. Boca triste: Quando o canto dos lábios ficam arqueados para baixo constantemente, as pessoas podem aparentar tristeza ou estar zangada. Nem sempre esta aparência é verdadeira. Isso se deve a ação de músculos faciais, como o abaixador do lábio inferior e mento. Para corrigir esta impressão errada, é possível aplicar toxina botulínica nestes dois locais e suavizar a expressão de arqueamento do canto de boca. Simples, com naturalidade e efetivo.

3. Diminuir efeito de papada: A ação de músculos que agem no pescoço, como o Abaixador de canto de boca e platisma podem acentuar efeitos na papada. Diminuir a tensão destes músculos permite reduzir efeito de papada, assim como diminuir a flacidez desta área.

4. Relaxar queixo muito enrugado
O conhecido queixo "celulítico".

Pescoço

1. Técnica de Nefertiti: Define melhor o contorno do rosto na região da mandíbula. Suaviza a flacidez causada pelo músculo platisma do pescoço.

Indicado a partir de 35 anos até 45 anos. Depois dos 45 anos pode ser adiante ao tratamento com fios de sustentação para pescoço.

Hiperidrose - Suor excessivo

Grande desconforto para quem tem.

O excesso de transpiração em axilas e mãos podem ser controlados com a toxina botulínica. Uma aplicação pode durar até 10 meses. Pode ser aplicado em qualquer época do ano.

Não causa efeito de transferência de área de suor para outra parte do corpo, como ocorre na cirurgia de toracotomia para simpatectomia.

Duração de efeito de tratamento

As primeiras 3 aplicações duram cerca de 5 a 6 meses.
As aplicações subsequentes tendem a durar cerca de 3 a 4 meses.

O que faz a toxina botulínica durar menos tempo

  1. Múltiplas aplicações geram efeito vacina. O sistema de defesa produz anticorpos contra a toxina botulínica.
  2. Flacidez acentuada da pele.
  3. Esportistas que tem rotina acentuada de exercícios e treinos.
  4. Tabagismo de longa data.
  5. Pessoas que precisam usar constantemente corticóides.
  6. Pessoas com metabolismo acelerado.
  7. Diluição exagerada do produto.
  8. Forma errada de armazenamento e/ou reconstituição do produto.

A flacidez interfere na duração da toxina botulínica. O que fazer?

Flacidez de pele ou muscular com graus avançados podem ser cauas de contra-indicação de uso de toxina botulínica.

A flacidez reduz significativamente sua duração.

Nestes casos é recomendado tratamento de flacidez da pele:

  1. Laser de CO2 fracionado
  2. Bioestimuladores de colágeno
  3. Corrente baixa alternada para aumentar o tônus muscular.

 

* A Clínica Fundamental declara não ter conflito de interesse com nenhuma empresa ou marca de produto, e não tem interesse em divulgação de marcas de produto ou empresas.

Não abra mão da segurança, busque por profissional médico.

* A Clínica Fundamental declara não ter nenhum interesse ou conflito de interesse na citação do nome comercial do produto, assim como não tem nenhuma associação comercial com nenhuma empresa farmacêutica, ou marca comercial de produto. 

Envie-nos uma mensagem para mais informações

Horários de Funcionamento

Segunda à Sexta-Feira
08:30 - 19:30

Fundamental Medicina SS Ltda
CNPJ 14.213.034/0001-79
Responsável Técnico Médico: Dr. Luís Henrique Mihara - CRM-SP 100.394