Associação de procedimentos e o processo do envelhecimento

Sinta-se empoderado(a), cuide da sua autoestima.

A busca pelo equilíbrio estético do rosto: Beleza, Leveza, Jovialidade e Naturalidade, faz-se necessário uma visão aprofundada das modificações que acontecem na face ao longo do tempo.

Um rosto pode ser belo mesmo com aparência mais madura, ou um pouco de rugas, mas não será belo se aparentar cansaço, abatimento, tristeza, braveza, flacidez, desproporcionalidade ou até mesmo exageradamente esticado ou preenchido.

Diferentemente da cirurgia plástica, as técnicas empregadas para trazer harmonia à face não tem cortes nem cicatrizes, não requer internação, nem exames ou consultas pré-operatórias, reduzindo consideravelmente os custos. Além disso, o tempo de recuperação é rápido. Os resultados visam pequenas modificações, sem efeito de artificialidade.

O tempo de duração é variável de acordo com o tipo de procedimento e produto escolhido. Por exemplo: toxina botulínica varia de 4 a 6 meses. Ácido hialurônico varia de 1 ano e meio a 2 anos. Bioestimuladores de colágeno de 1 a 3 anos, e fios de sustentação de 1 a 1 ano e meio.

A combinação de diferentes produtos como: toxina botulínica, ação de preenchimento, volumização e sustentação do ácido hialurônico de diferentes densidades e fios absorvíveis permitem alinhar a expectativa do paciente com os possíveis resultados que podem ser alcançados com cada tratameno. 

Outra forma complementar de tratar a pele é recuperar a qualidade da pele: renovação celular da epiderme e colágeno da derme. Para o resgate da qualidade da pele há outros procedimentos que podem ser aplicados na Clínica Fundamental.

Os bioestimuladores de colágeno:

  • Hidroxiapatia de cálcio: Única sessão, 1 ano e meio de durabilidade do bioestímulo;
  • Caprolactona: Única sessão,  1 a 3 anos de durabilidade do bioestímulo;
  • Ácido L-polilático: 1 a 3 sessões, 2 anos de durabilidade do bioestíulo,
  • Laser de CO2 fracionado: para bioestimulação de colágeno, de 3 a 6 sessões, durabilidade de 1 ano e meio.

Recuperar a qualidade da pele permite que os tratamentos de harmonização tenham maior durabilidade.

O envelhecimento do rosto

Afinal, o que o envelhecimento faz com a pele?
Conheça um pouco mais sobre os danos do envelhecimento:

1. Flacidez

Na flacidez ocorre degradação progressiva de fibras do colágeno que leva a um progressivo de afinamento da pele.

A flacidez é um sinal de envelhecimento da pele, e uma vez iniciada é progressiva. Sabemos que a partir dos 25 anos já perdemos cerca de 15% das fibras de colágeno. A partir dos 30 anos podemos estimar uma perda de 1% ao ano. Esta perda de colágeno não tem uma determinação rígida, há variáveis que podem interferir diretamente na evolução da flacidez. Há fatores que podem mudar a velocidade para mais ou menos no envelhecimento desta pele.

  • Genética - pele mais clara sem proteção contra o sol.
  • Exposição da pele aos elementos naturais - raios ultravioleta A e B, vento, ar seco, frio intenso, umidade e color excessivo.
  • Alimentos inflamatórios - açúcar, bebida alcoólica, alimentos industrializados.
  • Uso de medicamentos - curso de tratamentos de quimioterapia.
  • Emagrecimento - por dieta ou decorrente de cirurgia.
  • Alterações hormonais - menopausa, andropausa.
  • Atrofia - muscular ou óssea.

Para uma divisão meramente didática e pela média observacional, seguimos a seguinte divisão:

  • Flacidez inicial de 25 a 30 anos
  • Flacidez leve de 31 a 40 anos
  • Flacidez moderada de 41 a 50 anos
  • Flacidez adiantada 51 anos a 60 anos
  • Flacidez avançada 61 anos a 65 anos
  • Flacidez senil de 66 anos em diante.

O grau de flacidez varia de pessoa para pessoa, por diversos motivos, portanto esta sugestão não é exata, consulte o médico para uma avaliação personalizada.

2. Redução natural das placas e tecido de gordura de preenchimento, localizadas logo abaixo da pele

  1. O deslocamento e a redução da gordura de preenchimento acentua sulcos das olheiras, "bigode chinês”, “marionete”, “pés de galinha”, “código de barras”.
  2. Redução do volume das bochechas; da região malar, as “maçãs do rosto”;
  3. Perda da definição do queixo, o queixo fica murcho;
  4. Perda de volume da região das têmporas: afundamento das têmporas causa sobrancelhas caídas, “olhar entristecido” e maior flacidez na lateral do rosto.
  5. Boca murcha: perda de gordura de preenchimento dos lábios apaga a característica de boca jovial e fica franzida e sem definição de contorno.

Este tipo de perda de gordura de preenchimento localizado também ocorre em atletas de alto rendimento e doenças ou dietas de rápido emagrecimento.

3. Atrofia óssea da face e consequentemente mais perdas de volume da face e deslocamento de mais pele que acentua a flacidez. Esta fase está associada a período de menopausa e andropausa ou outra alteração hormonal patológica.

Envie-nos uma mensagem para mais informações

Horários de Funcionamento

Segunda à Sexta-Feira
08:30 - 19:30

Fundamental Medicina SS Ltda
CNPJ 14.213.034/0001-79
Responsável Técnico Médico: Dr. Luís Henrique Mihara - CRM-SP 100.394